sábado, 29 de setembro de 2007

Chefes Difícieis - Novas Dicas



APRENDA A LIDAR COM CHEFES DIFÍCEIS


Apresento mais umas dicas de como lidar com chefes difíceis!


1.Por trás do gáudio que alguns chefes têm de ser attogantes, e por vezes até mal-educados, para com os colaboradores da empresa, está a insegurança e um dificuldade extrema em lidar com a pressão. Lembre-se: que o maior indício do complexo de inferioridade é o complexo de superioridade!


2.Os Chefes precisam de apresentar resultados. Procure manter a qualidade e ritmo do seu trabalho, ser pontual e estar disponível. Se não hover razões de queixa concretas sobre o seu trabalho, os motivos de discussão diminuem consideravelmente. No entanto, já sabe: um chefe não precisa de motivos para implicar!

3. Os chefes (masculinos), por norma, já chegam ao escritório stressados com a mãe, com a mulher, com a mulher e as crianças ou, pior de tudo, com a ex-mulher. Regra geral porque não fazem o que ele diz e porque exigem que ele, em casa, seja mais do que um simples chefe e trabalhe. Em suma, falta-lhe capacidade (e o tempo.... diz ele), para enfrentar um dia de cada vez, coisa que você já sabe fazer com uma perna às costas, para seu próprio bem.
4. Alguns chefes, assim como outras pessoas que não são chefes, são muitas vezes arrogantes e malcriados apenas porque ninguém os ensinou a ser de outra forma. Você que é por natureza bem educado (a), sensível e sofisticado (a), não pode levar a sério Chefes que se esquecem que o escritório não é um quartel.
5. Não deixe que o seu chefe perceba o quanto o afecta a maneira de ser dele (a). Sorria sempre e descontraia-se, ele (ela) não é nenhum papão, é só aquela pessoa malcriada que lhe dá ordens sem pedir "por favor".
6. Lamente. Sorria e lamente que ele seja tão mau para os outros, mas principalmente para ele próprio!
7. Não se deixe levar pelos maus humores do chefe. Lembre-se que a sua vida não é só trabalho. O dia tem muitas horas e infelizmente aquelas são algo desagradáveis, mas certamente até durante o trabalho encontra aspectos positivos. Depois, tem o resto da semana à sua frente e as pessoas que o (a) rodeiam certamente não têm culpa do mau génio que é obrigado a suportar diáriamente.
8. Pense que a situação não é eterna. Um dia esse chefe será, quem sabe, promovido, transferido, despedido, recrutado para outro lado.... enfim, deixará de o (a) atazanar para passar a atrapalhar a vida de outras pessoas. LEMBRE-SE: NADA É ETERNO!!!!
9. E, já agora, de vez em quando experimente falar com ele como se ele fosse um ser humano normal e diga-lhe: " precisa de mais alguma coisa chefe?!"..... ou..... "essa gravata fica-lhe bem!!!...." e reparará que ao fim de algum tempo, ele prestará mais atenção à forma como fala consigo.
10. Nunca desespere, nem entre no escritório como se fosse para a morgue. Provavelmente ele é tão mau para si como para a colega do lado. Aprenda a combate-lo com as armas de que dispõe e ele não: calma, confiança, savoir-faire e, sobretudo, não se esqueça disto: UM CHEFE NÃO É PARA LEVAR A SÉRIO!


4 comentários:

Armindo Oliveira disse...

''um chefe não é para levar a sério'', o Aninhas quem é o teu chefe?
acho que o teu chefe devia saber o que tu pensas dos chefes, que basicamente são alvos a abater.
Continua assim, não sei se sabes mas as pessoas das quais és chefe, pensam bem pior de ti.... digo eu.
Armindo

JP disse...

Atenção que os CHEFES não gostam destes tipo de comentários. Incitam ao desrespeito, falta de espírito de equipa, em suma é possível ver quem veste a camisola ou não.

Um dia todos podemos ser Chefe...

Carla Oliveira disse...

Li com todo o interesse, vamos ver se resulta... Daqui a uns tempos direi.

Carlos disse...

Não sei quem é o teu chefe, mas é bom que ele não saiba deste teu blogue....
Quanto ao tema é muito interessante, continua....